Ano letivo 2023/2024

Matrículas 2º ano ao 9ºano

INFORMAÇÃO

O período de matrículas para 2ºano ao 9ºano do ensino básico neste Agrupamento de Escolas decorre:

– Entre o dia 22 de junho e o dia 28 de junho, para os 6º, 7º, 8º e 9ºano.

– Entre o dia 6 de julho e o dia 10 de julho, para os 2º, 3º, 4ºano e 5ºanos do ensino básico.

– Entre o dia 15 de julho e 20 de julho para o 10º ano de escolaridade.

O pedido de matrícula online é obrigatório para 5º e 7ºanos é efetuado, preferencialmente, via Internet, na aplicação Portal das Matrículas (portaldasmatriculas.edu.gov.pt), com recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Não havendo qualquer alteração a fazer a matricula é renovada automaticamente.

O pedido de renovação de matrícula online para 2º,3º,4º,6º8º e 9º anos ocorre apenas quando acontece transferência de estabelecimento, alteração de encarregado de educação, de curso ou de percurso formativo ou quando esteja dependente de escolha de disciplinas.

Documentos necessários no ato da matrícula:

  • Cartão de cidadão do aluno;
  • Cartão de cidadão do pai e da mãe, sendo um deles o encarregado de educação;
  • Cartão de cidadão do encarregado de educação, caso não seja o pai ou a mãe, e por delegação de poderes;
  • 1 foto atualizada;
  • Documento comprovativo do Domicílio Fiscal do encarregado de educação – quando não seja possível enviar pela aplicação (portaldasmatriculas.edu.gov.pt) deverá ser enviado para o email secretaria@aeaaamorim.pt identificando o aluno a que se refere o documento no assunto do email.
  • Documento comprovativo do Agregado Familiar validados pela Autoridade Tributária; quando não seja possível enviar pela aplicação (portaldasmatriculas.edu.gov.pt) deverá ser enviado para o email secretaria@aeaaamorim.pt identificando o aluno a que se refere o documento no assunto do email.
  • Documento Comprovativo do Domicílio da Atividade Profissional (Declaração passada pela Entidade Patronal), no caso de pretender Escola de Agrupamento diferente da sua área de residência; quando não seja possível enviar pela aplicação (portaldasmatriculas.edu.gov.pt) deverá ser enviado para o email secretaria@aeaaamorim.pt identificando o aluno a que se refere o documento no assunto do email.
  • Relatório Técnico-Pedagógico caso o aluno apresente necessidades educativas especiais;
  • Na situação de delegação das responsabilidades dos menores por decisão judicial é obrigatória a entrega de documento passado pelas entidades competentes; quando não seja possível enviar pela aplicação (portaldasmatriculas.edu.gov.pt) deverá ser enviado para o email secretaria@aeaaamorim.pt identificando o aluno a que se refere o documento no assunto do email.
  • As crianças que completem os 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem ingressar no 1.º ciclo do ensino básico se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 11.º do Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 14 de abril;
  • Boletim individual de saúde atualizado; quando não seja possível enviar pela aplicação (portaldasmatriculas.edu.gov.pt) deverá ser enviado para o email secretaria@aeaaamorim.pt identificando o aluno a que se refere o documento no assunto do email.
  • No caso de uso de meios auxiliares de visão a cobertura de despesas de óculos partidos apenas se faz mediante atestado entregue na altura da matrícula comprovando a necessidade de uso permanente (apenas se nunca apresentou).
  • Caso pretendam efetuar candidatura à Ação Social Escolar é obrigatório a entrega de fotocópia do comprovativo da Segurança Social com a atribuição do escalão em 2023 na secretaria do agrupamento.
  • A inscrição nas Refeições Escolares e Atividades de Animação e de Apoio À Família, para alunos do pré-escolar, ou nas Refeições Escolares, para alunos do 1º Ciclo, é efetuada pelo encarregado de educação através da Plataforma SIGA https://siga1.edubox.pt (solicitar credenciais através do email senhassigasmf@gmail.com, identificando a criança/aluno e encarregado de educação).
  • Caso pretendam transporte escolar o pedido é efetuada pelo encarregado de educação através da Plataforma SIGA https://siga1.edubox.pt (solicitar credenciais através do email senhassigasmf@gmail.com, identificando a criança/aluno e encarregado de educação).
  • Apelamos aos encarregados de educação que evoquem falta de meios de acesso à referida plataforma, indicamos os seguintes contatos para atendimento, no auxílio dos encarregados de educação no preenchimento online das inscrições.
    • 932 567 787 (refeições escolares – 1º ciclo)
    • 967 070 291 (AAAF – pré-escolar)
    • 967 211 205 (1ºciclo)
    • 964 563 934 (transportes escolares)
  • Lourosa, 23 de maio de 2023